sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cavalcante - A cidade das cores - Parte 1


Com toda certeza Cavalcante é um dos destinos mais atraentes do Nordeste goiano. Município com aproximadamente 10 mil habitantes, possui inúmeros atrativos naturais entre rios, cânions e cachoeiras únicas. O município também abriga grande parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Como se não bastasse toda essa abundancia natural a cidade abriga a comunidade quilombola Calunga com sua cultura ímpar repleta de histórias e festas populares que tratarei num segundo post.

Como título deste post sugere a cidade também poderia ser chamada de cachoeiras de várias cores.
Comecemos pela cor verde da Cachoeira da Capivara, localizada no quilombo do Engenho (o passeio deve ser acompanhado por guias credenciados pelo quilombo contratados no CAT - Centro de Atendimento ao Turista na cidade ou no próprio Engenho) beleza única e ampla área para o banho.

                                                               (Cachoeira da Capivara)

Cor de Coca Cola, essa é a cor das cachoeiras da Vereda e Veredinha (Não é obrigatório o acompanhamento de guias, embora eu o ache indispensável em toda trilha, além da segurança na trilha você evita aquele sentimento de ter perdido o melhor da trilha porque passou direto). A cor escura da água não representa sua pureza que, aliás, abastece toda a cidade.

                                                                (Cachoeira da Vereda)

                                                              (Cachoeira da Veredinha)

E finalmente a cor azul, sim igual ao tom daquele filme, da cachoeira da Santa Bárbara também na comunidade do Engenho, inacreditável o tom desta água. O horário mais legal de visitar a cachoeira é quando o sol está mais alto (por volta do meio dia) que ajuda a aliviar o frio da água em meio a mata fechada. 

\

                                                            (Cachoeira Santa Bárbara)

Valeu galera! Nos encontramos na próxima estação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário